quinta-feira, 25 de junho de 2009

'Racismo é crime e precisa ser punido'

Governador Aécio Neves lamenta suposto ato racista
durante o jogo Cruzeiro e Grêmio, ontem, no Mineirão


Sobre a questão do racismo que aconteceu ontem no Mineirão. Que queria uma palavra do senhor sobre o fato?
Soube por alto. Sai do jogo antes do jogo terminar e tive as informações pelo rádio apenas ontem à noite. Absolutamente lamentável. Racismo é crime, e crime inafiançável. É preciso que isso tenha conseqüências. Permitam apenas me aprofundar um pouco mais, não sei se houve uma ação do jogador.


Houve. Ele foi à delegacia fez a queixa, o Paulo Autuori quase foi preso, tiveram que depor os dois e foram liberados?
Olha, acho que alguma consequência tem que haver. Isso tem que servir como exemplo. Somos um país rico, porque somos um país multirracial. Esse não é um país de branco, de negros é um país de todos nós. Somos mestiços todos nós. É um absurdo que algumas pessoas venham aqui ou no esporte, que talvez seja o mais democrático dos campos da manifestação dessa miscigenação, hajam pessoas que ainda tenha qualquer tipo de preconceito. Gostaria que esse processo tivesse consequências para que servisse de exemplo, para que outros não cometam esse crime. Não há outra palavra, é crime e precisa ser punido.


Isso pode acirrar mais os ânimos na próxima quinta-feira lá no jogo no Rio Grande do Sul?
Não acredito, não acredito nisso. Essa questão é pontual. Aqueles que cometeram esse ato é que devem responder. Também não devemos generalizar e transformar isso em agressão do povo gaúcho. Lá é no futebol, e no futebol estou convencido que o Cruzeiro volta com a vaga e aí temos que torcer para essa gripe suína amainar na Argentina pra ele poder ir lá buscar o caneco. Ou no Uruguai.

O governador falou à imprensa durante o evento do Programa Vozes do Morro

Servas e Governo de Minas Gerais apresentam artistas selecionados do Programa Vozes do Morro

Aécio Neves recebe artistas da 2ª edição do Vozes do Morro

Foto: Omar Freire/Imprensa Secom
O governador Aécio Neves recebeu, nesta quinta-feira (25), no Palácio da Liberdade, as dez bandas e artistas solo selecionados para participar da segunda edição do Vozes do Morro.

O projeto é aberto a músicos e bandas de vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Os selecionados têm patrocínio do Estado para gravação de DVDs e CDs que são veiculados em emissoras de rádio e TV parceiras do Governo de Minas no projeto.

Também são parceiros o Sebrae-MG e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). “É um projeto absolutamente inédito no Brasil que permite a Minas Gerais conhecer os seus talentos e permite a esses talentos terem a oportunidade que eles não teriam se não houvesse a participação dos veículos de comunicação do Estado. São os veículos os grandes formalizadores desse projeto”, afirmou o governador, em entrevista.
Veja os selecionados e acompanhe as entrevistas no Agência Minas

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cozinheira-jornalista!

Sou cozinheira-jornalista com muita honra, mas de um canudo só aprovado pelo MEC. O governo me autoriza um diploma e rasga-o depois!

Na Inglaterra, como publicou o colega cozinheiro Paulo Moreira Leite, um protesto dos colegas de lá foi estampado nos principais jornais de hoje que circularam com uma tarja preta na primeira página. O motivo? Quiseram deixar claro que foram vítimas da censura devido a não divulgação pelo Parlamento inglês de documentos oficiais.

Aqui, quando os ministros do STF começam a caçar direitos de milhares de profissionais, expondo uma categoria inteira a chacota pública, como dizia lá na roça: é bom levantar as orelhas!!!

Em tempo!! Todos os profissionais ligados a culinária tem a minha absoluta e total admiração! Amo cozinhar!
Brasilsilsilll

terça-feira, 16 de junho de 2009

Aécio Neves inaugura Plug Minas nesta quarta-feira em BH

O governador Aécio Neves inaugura, nesta quarta-feira (17/06), o Plug Minas, um centro de formação e experimentação digital para jovens com idade entre 15 e 24 anos matriculados na rede estadual de ensino.
Os estudantes serão capacitados para usar a mais avançada tecnologia da era digital aplicada em atividades ligadas às artes e à gestão de negócios, numa concepção inovadora de formação e qualificação profissional no País.
O Plug Minas foi criado para aumentar as chances de participação dos jovens mineiros no, cada vez mais, competitivo mercado de trabalho. O centro foi instalado em uma área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, onde funcionou a antiga Febem.
O Governo de Minas investiu nas obras de reforma, ampliação e modernização dos 15 prédios que existiam no terreno e que agora passam a abrigar os núcleos de atividade do Plug Minas.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vice-presidente da Google fala do futuro da internet em BH







BELO HORIZONTE (01/06/09) - “O Futuro da Internet”. Este foi o tema da palestra do vice-presidente mundial da Google, Vint Cerf, no Minascentro, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (1º), com a presença de cerca de 1300 convidados. A iniciativa foi do Governo de Minas e da Google Brasil. Considerado um dos pais da internet, Cerf — engenheiro e matemático de formação — é um dos criadores dos protocolos TCP/IP, que formam o alicerce da conexão à rede e que possibilitam a troca de informações entre computadores de diferentes fabricantes e tamanhos.



O vice-presidente da Google fez uma breve introdução sobre o surgimento da internet, iniciada com a ARPAnet há 40 anos, e considerada a primeira rede operacional de computadores. A iniciativa foi do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, inicialmente com o objetivo de ser restrita. Entretanto, com o crescimento, surgiram os protocolos para expansão e utilização da rede, que se tornaria internet e que ele considera como feita de voluntários e de colaboradores. “Não há uma central da rede”, explica.

Evolução e mobilidade

Vint Cerf considera a telefonia móvel como uma dos responsáveis pela rapidez com que a internet está chegando a milhões de pessoas que ainda não tinham contato com o mundo virtual. Porém, acredita que há enormes possibilidades de novos aplicativos da rede. Aproveitou para dizer que é preciso ampliar a segurança do uso da internet, considerada por ele como uma copiadora gigante que prejudica o direito autoral e a produção intelectual. “É importante repensar alguns aspectos, inclusive para ver uma forma de pagar as pessoas”, observa. Contudo, ele defende que a plataforma continue aberta, mesmo sabendo que vai prejudicar pessoas com vírus, fraudes, entre outras coisas. Compara a internet mal utilizada como um carro que tem o motorista alcoolizado, mas acredita que o compartilhamento de informações tem mais benefícios do que prejuízos.

Cerf observou que são 600 milhões de computadores; 1 bilhão e 600 milhões de usuários até março de 2009. Contudo, ele ressaltou a telefonia móvel como um fenômeno importante para o crescimento da rede, mesmo enfrentando o desafio de oferecer produtos e serviços em telas pequenas, como faz a Google. Ao acrescentar alguns números, o ex-consultor da Agência Espacial Americana (Nasa) lembrou o crescimento rápido da internet no mundo e citou a Ásia como o continente que tem mais usuários com 600 milhões. A América do Norte, segundo Vint Cerf, tem 290 milhões e a Europa 400 milhões.

Quanto ao Brasil, o especialista em internet reconhece que houve uma evolução extraordinária com 35% da população acessando a internet, o dobro de dois anos atrás, mas deixou claro que 80% dos brasileiros têm telefone celular, e que dos novos aparelhos, 15% já vêm com esse serviço disponível. A mobilidade foi considerada fundamental, pois são quase 4 bilhões de telefones móveis em todo o mundo, sendo que metade dos proprietários troca o aparelho uma vez por ano.

Sobre a América Latina, os últimos levantamentos indicam 30% dos habitantes com acesso à internet, enquanto no mundo são 24% da população conectada. Cerf disse que o crescimento da rede é tão grande que ainda em 2009 estarão acabando os endereços disponíveis, razão pela qual está sendo criada a versão 6 do IP (Protocolo da Internet).

O vice-presidente da Google aposta no aparelho celular com ainda mais aplicativos do que hoje. Lembrou que será possível centralizar todas as funções dos controles remotos de uma residência, mesmo não estando em outro lugar. Provocou risos do público ao mostrar um surfista com um notebook acoplado a sua prancha; e disse que a geladeira poderá melhorar a comunicação familiar informando quais os produtos que ela está armazenando, quais as receitas possíveis de serem feitas a partir deles e o número de calorias, entre outras funções. Segundo Cerf há inclusive o projeto de uma internet interplanetária capaz de revolucionar a comunicação entre os diferentes planetas onde for possível a presença do homem.






Governo de Minas firma parceria inédita com a Google para ampliar acesso de mineiros à internet


Vice-presidente da Google quer que iniciativa de MG seja levada a outros estados brasileiros

Acordo levará gratuitamente a todos alunos e professores da rede pública

estadual conjunto de softwares oferecidos pela empresa, via Internet

O governador Aécio Neves, e o diretor-geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, assinaram, nesta segunda-feira (01/06), no Palácio da Liberdade, parceria inédita no país que levará a todos os 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores das escolas da rede pública estadual um conjunto de softwares oferecidos pela empresa, via Internet. A parceria é mais uma ação do Governo de Minas para promover a inclusão digital dos alunos da rede pública de ensino e marca a entrada do Estado para a segunda geração da internet, a Web 2.0, proporcionando aos internautas mineiros ambiente virtual mais abrangente, dinâmico e interativo. A solenidade contou com a presença de blogueiros e do vice-presidente mundial da Google, Vint Cerf, cientista que inventou o protocolo IP, responsável pela comunicação entre computadores.

Este é o primeiro convênio celebrado pela Google com um estado no Brasil. Por meio dele, todos os professores e alunos das 3.920 escolas estaduais terão acesso ao Google Apps Education Edition, conjunto de softwares que inclui serviços de e-mail, mensageiro digital instantâneo, agendas digitais compartilhadas, editor de textos e planilhas, além de editor de páginas de Web.

O Governo de Minas, com essa extraordinária parceira com a Google, está dando um passo além. Estamos nos movendo na direção da sociedade, criando condições para que ela possa concretamente descobrir, conhecer e usar as ferramentas da rede. Estamos indo além do uso convencional da rede nas administrações públicas, saindo de uma postura passiva de quem se conforma apenas em oferecer informações, prestar contas, indicar serviços e divulgar resultados. Estamos tratando a internet com o espírito da internet. Criando o novo, testando limites, experimentando alternativas, buscando saídas inovadoras para antigos e renitentes problemas”, afirmou o governador Aécio Neves, em seu pronunciamento.

A parceria ainda prevê suporte técnico para usuários, estudantes e professores, pela comunidade de suporte on-line, moderada pela Google. Todas as ferramentas disponibilizadas pela empresa poderão ser utilizadas em conjunto com sistemas desenvolvidos por outras empresas da área de tecnologia.

Ainda neste semestre, a Secretaria de Estado de Educação iniciará programas de treinamento para professores, funcionários e alunos aprenderem a utilizar as novas ferramentas no ambiente educacional. O sistema de buscas poderá auxiliar os alunos em pesquisas escolares e a ferramenta de criação de sites poderá ser usada nas escolas para divulgação de conteúdos e informações de interesse de suas comunidades.

Reconhecimento


O vice-presidente mundial da Google, Vint Cerf, afirmou ter ficado impressionado com as ações do Governo de Minas para levar a internet para todas as regiões do Estado. Segundo ele, a parceria realizada em Minas deverá ser um modelo referência para ser desenvolvido em outros estados brasileiro e também com outros países.

“A Google tem um compromisso muito grande com o ensino e com o fluxo de informações. Acreditamos que o compartilhamento de informação é a maneira mais poderosa para a humanidade ir à frente. O Teia tem mostrado isso e a parceria do governo de Minas e a Google está contribuindo para este círculo virtuoso que está sendo formado. Esse é um esforço muito importante para atingir as pequenas comunidades no Estado envolvendo todos os municípios nessa prática. Essa parceria será um protótipo para outros acordos no país em outras partes do mundo”, disse.

Parceria


Ao lado dos secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal, e de Educação, Vanessa Guimarães, o governador destacou a parceria desenvolvida com a Google, site de busca que oferece acesso a mais de 1,3 bilhão de páginas da internet de todo o mundo. Diariamente, são mais de 100 milhões de consultas. A empresa implantou em Belo Horizonte, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Belo Horizonte do Google onde os engenheiros colaboram em projetos inovadores com colegas de todo o mundo.

“Tenho repetido, sempre que posso, que a parceria é a marca maior desse governo. É através delas que temos conseguido avançar. E não tenho dúvida de que o outro nome da parceria poderia ser o da solidariedade. Essa talvez seja a maior das forças e a mais importante ferramenta para transformar efetivamente o mundo em que vivemos”, afirmou.

Rede de oportunidades


Durante a solenidade, o vice-presidente mundial da Google conheceu os resultados do Projeto TEIA – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados. Implantado em 2008 pelo Governo de Minas, o programa busca popularizar o uso da internet no Estado, gerando oportunidades de trabalho e renda. O TEIA é uma ampla rede de agentes prestadores de serviços e de consultoria em ferramentas da internet para auxiliar clientes, e funciona como um grande fórum virtual, inspirado nas redes sociais de relacionamento.

Mediados e capacitados pelo TEIA, os agentes criam soluções e resolvem dúvidas de usuários para o uso de ferramentas e recursos disponíveis gratuitamente na rede mundial de computadores, como softwares de bancos de dados ou criação de sites. Na solenidade, foram apresentados casos de agentes formados pelo Teia e da prefeitura de Carmópolis, primeira a usar os recursos do projeto oferecidos pelo governo. Atualmente, o TEIA já conta com 920 agentes cadastrados e solucionou integralmente 150 demandas de clientes.

“Quero dizer de forma muito clara que se eu pudesse encontrar um sinônimo para internet hoje, eu diria que é liberdade. Liberdade para a circulação da informação, para o debate das idéias, para a difusão do conhecimento. É, enfim, o espaço de construção tanto da liberdade coletiva quanto da liberdade individual. Ela tem o poder de ao mesmo tempo, nos levar para longe e nos trazer para perto. Ela nos projeta para o mundo e nos aproxima, tornando-nos mais iguais. Agora, nós estamos fazendo uma coisa diferente: interagir com o cidadão na sua dimensão maior”, disse Aécio Neves.

Resultados dos investimentos


O governador Aécio Neves ressaltou os projetos do Governo do Estado realizados para promover a inclusão digital e o desenvolvimento social e econômico. Ele citou os investimentos na educação que está levando as crianças mineiras mais cedo para as escolas e também os investimentos para informatizar as escolas, dando condições aos alunos para se adaptarem às novas tecnologias da internet.

Desde 2004, a Secretaria de Estado de Educação, por meio do programa Escolas em Rede, distribuiu 40 mil equipamentos de informática instalados em laboratórios para uso de exclusivo de estudantes e professores, em quase 4 mil escolas estaduais, com investimento de R$ 107 milhões. Mais 90% das escolas mineiras têm laboratórios de informática conectados à internet para uso dos alunos. Nas demais instituições, o Governo do Estado está adequando espaço para sala de informática, incluindo conexão à internet.

“Mais de 90% das escolas da rede estadual, contam com laboratórios de informática conectados a internet para uso dos alunos. É o projeto Escolas em Rede, que será fortalecido, através desta parceria exemplar com a Google, que disponibilizará toda a sua plataforma de aplicativos voltados para a educação gratuitamente, pela primeira vez para uma região da América do Sul”, disse.

Aécio Neves também ressaltou os investimentos de R$ 90 milhões nos 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e 487 telecentros, que oferecem cursos à distância e já beneficiaram mais de 350 mil pessoas.

Participaram da solenidade, os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, e de Educação, Vanessa Guimarães; o acadêmico Ivan Moura Campos e o diretor-presidente do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getschko, responsáveis pela implantação da internet no Brasil; além de blogueiros da área de tecnologia e inclusão digital.

O blogueiros deram sugestões ao programa e ficaram impressionados com as ações do Estado para a inclusão digital. O professor da Universidade de Viçosa e blogueiro, Carlos D’Andrea, afirmou que o projeto se consolidará quando conseguir atingir o interior do Estado. “O projeto terá sentido quando chegar ao interior do Estado com uma internet cada vez mais ágil.”



Pronunciamento do governador Aécio Neves durante assinatura de parceria entre o Governo de Minas e a Google

Parceria entre Google e Governo de Minas garante ferramentas da internet para alunos do Estado

Fonte: Agência Minas

Bastidores evento Google no Palácio da Liberdade

Acompanhe os momentos finais dos preparativos para o evento que irá acontecer no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, às 15 horas: governador Aécio Neves e Vint Cerf , vice-presidente Mundial do Google assinam convênio que irá beneficiar toda rede estadual de ensino:

Live